O Jardim II realizou juntamente com a tia Fabricia, uma aula bastante divertida de matemática trabalhando os seguintes conteúdos: números, contagem, quantidade, pintura (cores) memorização e identificação dos números.
A importância do material concreto no ensino da matemática
O trabalho em sala de aula com a
utilização do material concreto influência na aprendizagem dos alunos desde a
educação infantil até os anos iniciais do ensino fundamental, favorecendo o
desenvolvimento do raciocínio lógico, coordenação motora, rapidez no pensamento
dedutivo, socialização, organização do pensamento, concentração que é
necessário para compreensão e resolução de problemas matemáticos e do
cotidiano, ou seja, proporciona de forma concreta o conhecimento e dessa forma
muda a concepção de que a “matemática é uma matéria ruim e muito difícil”. No
entanto, é preciso que esse trabalho seja executado de forma dirigida para que
a criança possa realmente alcançar o conhecimento. É importante que o professor
considere também, que o aluno constrói seu próprio conhecimento. Para Kamii
(1990, p.48), “dizer que a criança deve construir seu próprio conhecimento não
implica que o professor fique sentado, omita-se e deixe a criança inteiramente
só.” Isso significa que ele deve ser o mediador, o incentivador, o organizador
do processo de aprendizagem do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário