sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Aula de matemática com material concreto: números, quantidade e contagem.












O Jardim II realizou juntamente com a tia Fabricia, uma aula bastante divertida de matemática trabalhando os seguintes conteúdos: números, contagem, quantidade, pintura (cores) memorização e identificação dos números.

A importância do material concreto no ensino da matemática

 O trabalho em sala de aula com a utilização do material concreto influência na aprendizagem dos alunos desde a educação infantil até os anos iniciais do ensino fundamental, favorecendo o desenvolvimento do raciocínio lógico, coordenação motora, rapidez no pensamento dedutivo, socialização, organização do pensamento, concentração que é necessário para compreensão e resolução de problemas matemáticos e do cotidiano, ou seja, proporciona de forma concreta o conhecimento e dessa forma muda a concepção de que a “matemática é uma matéria ruim e muito difícil”. No entanto, é preciso que esse trabalho seja executado de forma dirigida para que a criança possa realmente alcançar o conhecimento. É importante que o professor considere também, que o aluno constrói seu próprio conhecimento. Para Kamii (1990, p.48), “dizer que a criança deve construir seu próprio conhecimento não implica que o professor fique sentado, omita-se e deixe a criança inteiramente só.” Isso significa que ele deve ser o mediador, o incentivador, o organizador do processo de aprendizagem do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário